Nota de Falecimento

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Prof. HILDEBRANDO DE ARAÚJO GÓES FILHO, professor aposentado do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), onde foi chefe de departamento e colaborador ativo na Escola Politécnica.

Prof. Hildebrando se formou em engenharia civil pela Escola Nacional de Engenharia (atual Escola Politécnica) da UFRJ em 1962, se especializou em Barragens pela PUC-RIO, e se titulou em mestre em engenharia civil pela Coppe-UFRJ. Trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce (1972-1991), foi presidente da CEDAE, atuando nas obras de implantação da Adutora da Baixada Fluminense e do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, e também foi presidente do Clube de Engenharia (1988-1991).

Ingressou como docente no DRHIMA em 1968. Nos seus 37 anos dedicados ao departamento, foi um professor muito querido por todos os alunos, colegas e funcionários, um verdadeiro gentleman no sentido mais profundo e puro da palavra. Sempre será lembrado com um homem culto, gentil, afável e de conduta impecável, atributos adicionais ao profissional de engenharia de alto nível e ao docente de primeira grandeza com quem tivemos o privilégio de conviver.

Inspiração para todos nós, formou gerações de engenheiros nas áreas de Planejamento Portuário, Dragagem de Sedimentos, Hidráulica da região costeira, Vias Navegáveis, dentre muitos outros.

Segue uma carta aberta do seu colega de profissão Eduardo Pacheco Jordão:

Queridos colegas do DRHIMA, nosso antigo DHS

Hildebrando foi meu colega de turma – nos formamos em 1962 na velha ENE da UB, e desde então mantivemos uma amizade e um relacionamento muito querido de ex-colegas de turma, e depois de colegas professores da nossa igualmente querida Escola.

Passou um fim-de-semana em minha casa em Itaipava, fomos juntos com as esposas a Conservatória – onde cantou e se deliciou nessa cidade cantante e alegre! Desde quando comecei a estudar italiano (na própria UFRJ)), e quando eu fui passar um tempo na Universita di Brescia como professor visitante, Hildebrando passou a me chamar simplesmente de “Giordano”. Quando me encontrava ia logo dizendo alto – Giordano ,,,

Foi um amigo de primeira linha – educadíssimo, fino, um “gentleman” – só deixou amizades nos lugares por onde passou. Não apenas amizades, mas muita admiração. Foi sempre muito sério nos seus momentos técnicos de engenheiro e professor – e quando, já com sua capacidade de liderança reconhecida, foi conduzido à presidência do Clube de Engenharia, mostrou-se um profissional dedicado a sua profissão de engenheiro, extremamente competente, e pronto a representar seus colegas em defesa e no desenvolvimento da Engenharia em nosso país.

Será que já está ensaiando no coral celestial e angelical do Paraíso ; O Céu deve estar em festa recebendo seu novo cantor (não sei se irão classificá-lo como "contralto”, “segunda voz”, “baixo”, ou “tenor”). Mas é certo que o maestro do coral celestial já está conversando com o Hildebrando e organizando um novo concerto!

Hildebrando não deixa apenas seus bons feitos técnicos, e suas atividades em defesa e desenvolvimento de nossa profissão – ele deixa saudades em cada um dos que conviveram algum tempo com ele, a lembrança de uma pessoa competente, séria, amiga, e sobretudo prestativa – com aquele sorriso simples com que nos recebia ou cumprimentava, com a sinalização de um verdadeiro amigo!

Saudades querido amigo! Organize bem o coral do Céu, sinta-se gratificado entre tantos anjos celestiais, e tenha certeza de que nós aqui estaremos lembrando sempre dos bons momentos que pudemos estar juntos.

Forte abraço,

Eduardo Pacheco Jordão