logoHomeInferior

Apresentação: A concepção do curso visa suprir a demanda de profissionais por especialização na área Portuária, trazendo sólidos conhecimentos teóricos e práticos. Esses profissionais deverão, a partir das aulas ministradas, desenvolver uma visão sistêmica dos Portos e de toda área portuária, hoje inserida no contexto econômico do Brasil e do mundo. O desenvolvimento da capacidade profissional de entendimento, modelagem e implantação de novos projetos no campo portuário é uma necessidade concreta para todas as empresas ligadas ao setor, uma vez que este é um pré-requisito para a melhoria de suas posições competitivas. Nesse cenário, o investimento em formação e desenvolvimento de recursos humanos qualificados em Gestão Portuária faz-se totalmente necessário e indispensável.

Objetivo: O objetivo geral é fornecer ao profissional com atuação na área ou recém-formado uma visão integrada, mas também especializada, da atividade portuária e seus instrumentos para uma boa gestão. Objetivos associados que merecem destaque são:

• Acelerar o processo de especialização do profissional;
  • Aproximar as relações universidade com os setores dinâmicos da economia;
  • Capacitar profissionais nos processos de gestão do dia adia operacional do porto, mas também, com uma visão integrada de projeto;
  • Contribuir para o aumento sistemático da eficiência do setor portuário brasileiro.

Carga horária: 360 horas-aula

Coordenação: Prof. Gilberto Olympio Mota Fialho e Afonso Augusto Magalhães de Araujo - Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Escola Politécnica da UFRJ

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ. Cidade Universitária. Rio de Janeiro

O conteúdo é abordado em formato de módulos didaticamente encadeados. Ainda que os módulos sejam independentes, ou seja, quase autocontidos, os coordenadores do curso atuam nas aulas e com exercícios práticos, em módulos – chave, construindo assim um conhecimento sólido e integrado. Os dez módulos são:

• Módulo 1 – Logística integrada de transportes • Módulo 2 – Terminais e sistemas intermodais de transportes
• Módulo 3 – Operação de portos e terminais • Módulo 4 – Manutenção dos equipamentos de movimentação de cargas
• Módulo 5 – Planejamento de portos e terminais • Módulo 6 – Infraestrutura portuária
• Módulo 7 – Saúde segurança e meio ambiente • Módulo 8 – Legislação de portos e terminais
• Módulo 9 – Gestão da qualidade • Módulo 10 – Metodologia da pesquisa científica

Clique AQUI para mais informações.

Secretaria DRHIMA
Telefone: 3938-7998