Carga horária – 40h

Profª. Monica Pena

Ementa: Unidades Componentes, Estudos de Concepção e Plano Diretor, Estudos Demográficos, Tipos de Consumidores, Vazões de Consumo, Captação: Água Subterrânea e Águas Superficiais, Tomadas d’água e Reservatórios de Acumulação, Adução em Condutos Forçados, Adução por Canais, Sistema de Bombeamento e Recalque - Estações Elevatórias, Reservatórios de Distribuição, Rede de Distribuição: Conceituação, Planejamento, Materiais, Aspectos Construtivos Distribuição em Marcha e em Malhas: Projeto e Normas.

Programação Analítica:

1. 1. Concepção de sistemas urbanos de abastecimento de água. Consumo de água: vazões específicas e coeficientes de variação.
    2. Horizontes de projeto. Crescimento demográfico e população de projeto.
    3. Mananciais de abastecimento: águas superficiais e subterrâneas. Estruturas hidráulicas de captação de águas: barragens de nível e de regularização e canais de derivação.
    4. Hidráulica dos sistemas de adução: escoamento livre, condutos forçados por gravidade e por bombeamento.
    5. Estações elevatórias de água: bombas e curvas características.
    6. Dimensionamento e traçado de adutoras.
    7. Reservação: finalidade, tipos e características dos reservatórios. Dimensionamento e projeto de reservatórios.
    8. Rede de distribuição: definições e tipos de traçado.
    9. Dimensionamento pelos métodos dos seccionamentos fictícios e de Hardy-Cross.
    10. Operação, manutenção, medição e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água.

Para mais informações:
Secretaria DRHIMA